sábado, 5 de março de 2016

Eu tenho certeza: juízes são deuses

Já diria o poeta Wesley Safadão: “quer saber, palmas para você”. No caso, vocês. Fato é que em meio ao festival de idiotices, não sei o que é mais idiota, nem quem é mais idiota. A única certeza nesse cenário é a de que todos, de todos os lados, querem nos fazer de imbecis e, sinceramente, até dói dizer, mas estão conseguindo, por isso as palmas.

Começando pelo óbvio, antes de me julgarem advogado do diabo, é realmente muita imbecilidade, ingenuidade, ou mesmo má fé acreditar na honestidade e defender o Lula de todas as acusações. É querer se fingir de bobo. Aliás, a única acusação da qual tenho certeza de sua inocência é que não foi ele o primeiro, nem o que mais roubou.

A mesma proporção de imbecilidade, ingenuidade e má fé de acreditar na honestidade do Lula é crer na idoneidade do PSDB, Globo e que o Aécio Neves tem envergadura moral para falar de algum dos acusados de qualquer. Lembro: de todos os partidos com representação na câmara, apenas o PCB e o PSOL não tiveram, em nenhum momento, seus nomes citados.

Lembro também, que o helicóptero cheio de cocaína de um senador não era do PT. Nem foi do PT a ideia genial de construir um aeroporto em Cláudio, ou de dispensar licitação para construir uma cidade administrativa, nem a compra da reeleição, nem o metrô de São Paulo, nem espancar professor em Curitiba, nem o escândalo de Furnas e por aí vai...
O que, evidentemente, não isenta a culpa do PT, não justifica os atos do PT. Mas, certamente, deveria retirar dos tucanos os status de heróis, salvadores da pátria defensores da honestidade, porque isso, desde 1998 todos sabemos que eles não são.

Intrigante para mim é o momento em que a investigação foi parar na mão do Lula, terceiro pior presidente da história do Brasil, atrás do Color e do FHC, sendo que deste último, a diferença está literalmente no critério de desempate dos meus conceitos.

Justamente na hora em que o chefe da casa civil de São Paulo - do PSDB - é preso, que começa a aparecer alguma coisa ou outra do FHC – uma delas envolvendo a Globo -, em que se descobre que um dos nomes fortes nessa operação vai se candidatar pelo PSDB nas próximas eleições, e na hora da declaração simbólica do Odebrecht, autorizando seus funcionários a fazerem a delação premiada, mas se recusando a fazer pois, segundo ele mesmo, se ele fizesse entregaria todo mundo. Esse tom, meus caros, nada mais foi do que uma ameaça. Não pense que ao Lula, esse já estava fodido há tempos, com a lama até o pescoço. Era questão de tempo.

A ameaça era para o outro lado, para os tucanos e chegar ao Lula agora é desviar o foco. Acreditar ou defender qualquer um dos lados é uma tolice sem tamanho. Ambos fizeram as mesmas merdas, a diferença é que um soube esconder melhor, ou calou melhor a boca de quem deveria, ou aproveitou que não existiam redes sociais. A diferença entre eles é 32, ou seja, a diferença entre 45 e 13. Afirmo ainda que, tivesse o Aécio sido eleito, hoje veríamos adesivos: “A culpa não é minha, eu votei na Dilma”.

Mas ainda não são esses os maiores idiotas. Definitivamente não. Os idiotas sublimes são os que não conseguem ver o tamanho do absurdo simbólico acontecido no dia 04 de março de 2016. Foi alarmante, aliás ainda é, uma loucura sem tamanho e só os cegos não veem o tamanho das consequências que isso pode ter.

Primeiro é mais uma vez o juiz se achar Deus, como no caso da pobre policial do Rio de Janeiro. Esse daí se acha superior até ao STF, pior conseguiu ser. Quer dizer, eles realmente são deuses. Este, querendo bancar o populista e ser o herói nacional, mas pode entrar na história e ser visto no futuro como um grande vilão. Levar o Lula para depor? Mais que justo, um dever e uma obrigação. Ele tem de prestar contas. A coerção e a maneira como ele foi conduzido, vai para muito além do desnecessário e da ilegalidade. Tem um forte simbolismo golpista. O tiro pode até sair pela culatra, pois para alguns o Lula saiu como mártir e mais forte do que nunca. Os conflitos entre os prós e os contras, ou seja, entre os idiotas e os imbecis, já estão aí para provar.

A primeira consequência nefasta, e tenho certeza de não estar sozinho nessa, é a mudança de perspectiva ao ver o cenário e desejar justiça. Por mais que não acredite na inocência do Lula, por mais que quisesse ele preso, a maneira coercitiva desse depoimento e a perspectiva do futuro que nos espera, a possibilidade dos ídolos que serão criados, me fazem desejar profundamente que ele não seja preso agora. Nem ele nem seus adversários, de caráter tão questionável quanto, mas que podem sair como ídolos em uma sociedade maniqueísta e burra que vive à base do “ou tá comigo ou contra mim”. As prisões têm que acontecer, de ambos os lados, mas só quando essa putaria acabar, quando ninguém lembrar do dia 04 de março, quando não tiverem mais postulantes a heróis.

Caso contrário, o já instaurado clima de golpe pode ficar insustentável. Um golpe hoje está fácil. Uma intervenção qualquer, um maluco cristão radical, um militar louco, ou qualquer um desses toma o poder dessa merda fácil e ainda nos braços do povo. Não ficarei assustado se um dia acordar com um militar na minha porta me prendendo. Aliás a arbitrariedade da condução do Lula ao depoimento é assustadora. Imagine ao que você, reles mortal, pode estar submetido simplesmente por entrar em confronto com alguém de determinada importância? Poderia ser você, se não pela Lava-Jato, por discutir com um juiz no trânsito. É injustificável o uso de força contra alguém que não está resistindo, nem tampouco oferecendo perigo.

O pior é estamos sendo usados de massa de manobra nessa brincadeira e cuidado com o que desejam: daqui a pouco pensar vai ser crime e pode ser você ali.

Realmente, a solução é pedir desculpas aos índios e devolver essa merda.